sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Capas de Carl Barks inéditas no Brasil - post 1


Por Marcelo Marmota

Não sou especialista em quadrinhos Disney, nem americanos, nem brasileiros. Se tiver alguma informação errada, por favor me corrijam.
Adoro ler e agora quero colecionar as coisas que perdi. Mas, eu prefiro sebos que cobram preços bem baratos, acha-se muita coisa boa por um real e com muita sorte até coisa rara. Mas precisa ter muita paciência!

Comecei com os quadrinhos da Marvel do meu pai, na década de 90, lá vi um anúncio de Disney Especial num gibi do Homem-Aranha e resolvi comprar. Era um gibi de banca e estava recheado de histórias de Carl Barks, claro que somente tempos depois vim saber quem ele era.
No início eram só Tio Patinhas, Almanaque Disney, depois vieram as demais.

Este post é sobre as capas de Carl Barks inéditas no Brasil.


Capa de Walt Disney Comics and Storie nº 134 - novembro de 1951
ESTA CAPA É INÉDITA NO BRASIL!



Pato donald Extra! nº 01 - setembro de 2009 (a útima capa de Carl Barks publicada no Brasil)


Carl Barks Library  (capa dura) nº 7 - março de 1988

As imagens deste post foram estraídas do site inducks!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Vem aí... Disney Big Extra

Por Marcelo Marmota

Coleciono Disney há alguns anos, mas confesso que não compro de tudo que sai pela Editora Abril só porque carrega Walt Disney na capa.
Os gibis da On Line, eu não sei que gostinho tem, até porque eu não curto Clássicos Disney em Quadrinhos. Agora que acabou deu vontade de colecionar. Não que eu vá comprá-los.
No meu último post, diga-se de passagem, bem visitado, eu coloquei nos CINCO MAIS, a notícia do lançamento de Jumbo, dada em primeira mão pelo Planeta Gibi que, educatamente respondeu a este humilde iniciante. 


 Capa de Disney Jumbo #1 da Finlâdia 

Disney Big foi lançado com o intuíto de ser uma edição avulsa, mas agradou em cheio! Daí veio o 2 o 3... A proposta foi bem aceita, isso porque a seleção de história é excelente; Don Rosa, Carl Barks, Jorge Kato, Renato Canini, dentre tantas feras e com espaço para novos talentos como Carlos Mota, Fernando Ventura, e tantos outros.

O bom de Disney Big

* Mais de 300 páginas de quadrinhos
* Seleção excelente de histórias
* O clássico formatinhio facilita o transporte do gibi facilmente
* Capa cartonada
* Preço justo
* Papel bom 
* A revista abre, pelo menos do número 4 em diante

O ruim de Disney Big

* O logotipo era azul, agora mudou para vermelho, deveria variar a cada edição.

* O editor deveria vir a público informar porque não coloca os números da revista na lombada

* O editor também deveria nos explicar porque toda edição tem lombada vermelha. Na estante fica um arrumadinho sem graça. 
Outro dia minha mãe estava bisbilhotando meus gibis e disse: " Filho porque você tem tantos iguais daquele vermelhinho?". 

* Deveria ter uma página para seção de cartas

* Deveria existir na revista o ano original de cada história, ou pelo menos, a nota, "publicada primeiro em...". Seria uma baita referência, afinal, nem é todo mundo que tem internet, ou está online, ou conhece o Inducks.

(Senhor Maffia, escute mais os consumidores do seu produto, às vezes, ou quase sempre, o fabrincante precisa escutar o que o consumidor quer, não pode achar que o consumidor tem que engolir seu produto, ouvir opiniões é sempre bom para depois não ficar só no, "Onde foi que eu errei?")

Disney Jumbo tem tudo para ser um sucesso como Disney Big, mas com esse nome já começou meio torto.
Se não tiver boa seleção, não passa do número 1.
O preço tem que ser bem acessível também.
E o mais importante. Eu espero que abra!
Já imaginaram uma baita gibi de 500 páginas na mão e você não conseguir ler? 

Vocês se lembram de algumas edições de Tio Patinhas de lombada quadrada entre o número 400 até quando não sei. Não abria, não dava para ler direito, se forçasse, a lombada rachava. Bastava ler o gibi uma única vez para ele ficar horrível, todo estufado. O mesmo também ocorreu com os últimos números do extinto Disney Especial. Aliás, Disney Big é um Disney Especial, só que sem tema.


Até a próxima pessoal!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Os dez posts que marcaram a semana

por Marcelo Marmota

Lanço aqui hoje, os 10 posts que marcaram esta semana. Se possível farei semanalmente, afinal, escrever não é fácil e nem sempre vem inspiração, mas farei o possível para postar nos finais de semana, disponibilizando sempre aos sábados e domingos, dias em que estou em casa fazendo as coisas que gosto.

Vou citar os cinco MAIS e os cinco MENOS. Como tudo que é novo pode ser modificado, talvez depois eu mude alguma coisa ou nome, ou a forma de escrever. Não tenho o rabo preso com ninguém, não vendo gibi para ficar com receio de falar quando um gibi é bom ou ruim, como certos blogs fazem. Se for bom eu falo, se for ruim também, afinal eu gastei o meu suado dinheirinho.
Detesto falta de respeito, vou criticar nos dois sentidos da palavra. Fiquem também a vontade para me criticar. E para os chatos viciados em ponto e vírgula, adianto, não sou jornalista.

Os cinco Mais

1 - O Blog do CGD do Guia dos Quadrinhos com o post: 20 mil capas no ar!

O site é o melhor do segmento, pois não tem destição, manter um trabalho de memória dos quadrinhos e sem ganhar nada, é digno de parabéns. Imaginem só, 20 mil capas, e pela matéria muito bem escrita, constata-se que cada capa é tratada com muito esmero e cuidado. Penso que o dono do site dever ter em sua casa uma invejável coleção de gibis, pois para manter um trabalho desse, só mesmo sendo um aficcionado.

http://www.guiadosquadrinhos.com/blog/post/2011/11/28/20-


2 - O site Universo HQ com o post: Action Comics #1 bate recoredes em leilão de U$21,131 milhões

Notícias assim são excelentes para nós amantes dos quadrinhos. Mas só mesmo nos Estados Unidos para existir um cidadão disposto a pagar uma fortuna dessa magnitude por um “mero gibi”. Bem, para quem é milionário, dois milhões de dólares não fazem a diferença. O Universo HQ sempre informa sobre estes leilões e esta edição teve o maior valor atingindo pelo primeiro gibi do Superman, até então.

http://www.universohq.com/quadrinhos/2011/n01122011_05.cfm

3 - O blog Planeta Gibi  com o post:  Disney: fim da linha On Line Editora

Ninguem anunciou na internet mas o blog que tem fama de imparcial, descobriu (ninguém sabe como), e divulgou a queda das revistas Disney pela OnLine Editora.

http://www.planetagibi.net/2011/11/disney-fim-da-linha-on-line-editora.html

4 o blog submundo Hq com o psot: Cap. América - 70 Anos (Parte 4): A "Era Abril".

Ai, que saudade da época em que as revistas DC e Marvel da Abril fervilhavam nas bancas com excelentes minisséries de qualidade e revistas a preços acessíveis. O blog é um dos melhores quando o assunto é Superheróis e quadrinhos 'underground'.

http://submundo-hq.blogspot.com/2011/11/cap-america-70-anos-parte-4-era-abril.html

5 - O blog Planeta Gibi com o post:  DISNEY JUMBO: um megagibi com mais de 500 páginas vem aí

O furo da semana. O blog é o melhor no segmento de quadrinhos infantis, principalmente os da Disney, talvez pelos colaboradores serem também colecionadores e segundo dizem, ex-funcionários da Abril. O fato é que esta é notícia da semana para os colecionadores de Disney.

http://www.planetagibi.net/2011/11/disney-jumbo-um-megagibi-com-mais-de.html

Os cinco Menos

1 - Blog do Paulo Gibi com o post: Mickey: A Capa do Ano

O blog é excelente, de um saudosista como eu, o cara mostra e fala de sua paixão pelos gibis e tudo mais, mas neste post em específico as imagens estão muito ruins e em alguns trecho o post fica chato, muda de foco.

http://paulogibi.blogspot.com/2011/11/mickey-capa-do-ano.html

2 - O Universo Hq com o post: Personagem Jucalm na revista Tudo+

O site reina unânime quando o assunto é HQ, é o melhor no âmbito geral, mas costuma colocar no ar algumas notícias que nem dá vontade de clicar, coisas chatas. Esta é uma delas.
http://www.universohq.com/quadrinhos/2011/n29112011_02.cfm


3 - O blog Quadrinhos Antigos com o post:  Pato Donald 566
Eu sou contra qualquer tipo de pirataria seja ela virtual ou não. Mas nesse caso, quem tem que ver isso é a Editora Abril ou a Disney.
Se a Abril não abrir os olhos logo terão sites com os gibis mensais todos scaneados. Já imaginaram! Uma grande quantidade de gente baixando gibis sem precisar comprar? se a qualidade está ruim, vai ficar péssima. Abre o olho Abril.
Vou colocar o link, mas a contragosto, porque não vou compactuar. Para mim isso é pirataria virtual! Da mesma forma é uma assunto que Abril tem que se interessar, se para eles isso não interessa... Quem sou eu!

http://quadrinhosantigos.blogspot.com/2011/11/pato-donald-566.html

4 - O site universo HQ com o post: Arte conceitual do vilão Lagarto aparece na internet


Nõa gostei deste post. é do tipo que eu falei no únicio do texto. Quem clicaria num post com um título deste. Só mesmo os fâs do personagem.

http://www.universohq.com/quadrinhos/2011/n01122011_03.cfm

5 - O blog Clarim Diário com o post: Disney Big 11

O blog é eclético e bem informativo.  Rebaixei este post porque a revista chegou nas bancas há um tempão e o número 12 já está aí. Também porque não foram dados os devidos créditos ao Inducks. Dos que citei aqui quem mais dá crédito é o blog do Paulo Gibi.
http://macgaren-clarimdiario.blogspot.com/2011/11/disney-big-11.html#more

É isso aí!
Parabéns ao trabalho de todos e nesta série nigúem é fixo. Espero que não levem a ferro e fogo, afinal, esta é minha opinião.

Vocês são uns heróis. Este blogger é terrível para trabalhar, escrevi coisas em minúsculas e acreditem, foram pro ar em maiúsculas. Sem falar do espaços que a gente coloca, mas ele teima em não fixar.
Mas vou aprender!!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Almanaques Disney #5


A Editora Abril divulgou hoje as capas dos Almanaques #5 de Tio Patinhas, Mickey, Zé Carioca e Pato Donald.
As revistas são bimestrais e vem trazendo uma seleção temática, pelo menos em Tio Patinhas e Zé Carioca.

Nas bancas nos próximos dias. Mas para quem vive em locais onde as bancas são precárias ou as revistas ainda não chegam normalmente, o jeito é apelar para a internet. As ediçãoes assim que lançadas podem ser adquiridas pelo próprio site da Abril e pelo Planeta Gibi.
Para quem perdeu edições anteriores, as 'antigas' podem ser encontradas na Loja Abril, Planeta Gibi e Mania de Gibi.
Se alguém conhecer outras, me informe que atulizo o post.